Aboru Aboye o
Conceito
O conceito do sacrifício é muito divulgado nas redes sociais, porém, vim por meio deste explicar e questionar o conceito ao todo de um sacrifício.
Sacrifício é a tradução da palavra ebo que é utilizado por devotos de Ifá e Orisa. Ebo propriamente dito é a realização de uma limpeza espiritual, onde os sacerdotes (isas) realizam as oferendas prescritas pelos respectivos oráculos, tais como, erindilogun referente aos Oloorisa e, opele ou ikin ifa pelos Babalawo ou Iyanifa. Este Ebo (sacrifício) é traduzido pelos oráculos citados, aonde um indivíduo procura as respostas e soluções para seus problemas. Na cultura yoruba, existem diversas manifestações culturais e religiosas, igualmente no Brasil, aonde existem diversos tipos de oráculos e pessoas manifestando suas energias e conhecimentos quanto as forças celestiais e terrenas. Os oráculos de Orisa (Erindilogun) e de Ifa (ikin ou opele) são os únicos dos quais que aqui conhecemos, que exigem muito conhecimento e treinamento para fazer manipular várias energias celestiais, um com menos expansão ao outro, porém, são os mesmos que podem atingir mais a eficacia das soluções do ser humano em relação aos outros oráculos. Referente ao que se fala em sacrifício, não acreditamos que ele só começa quanto o sacerdote começa a recitar os versos de Ifá ou que os Orisa trouxeram no Erindilogun “buzios”, traz os animais para mostrar como oferenda, ou faz os sacrificios solicitados pelos respectivos oráculos, sacrificío é mais que isso.
Sacrifícios
O ser humano por si só, acaba vindo a terra justamente para poder se evoluir, esta é a procura dele, não existe ser humano vindo completo, no Apere “Estado de perfeição”. Acreditamos que, aqueles que fazem os ebo na terra, é porque fizeram no céu. Acreditamos também, que não é possível você forçar alguém a realizar seus sacrificio só porque você vê que ele precisa, existem comprovações desde o céu a terra, em versos de Ifá que aquele que fez a consulta e não ofereceu a oferenda, ela (a pessoa ou animal) sofreu suas consequências ao chegar na terra. Existem pessoas que acreditam que os Orisa não eram seres humanos, e que não precisaram evoluir, essas pessoas que falam isso, não estão recebendo os conhecimentos por completo, precisam estudar e praticar mais! Não estaremos aqui para mostrar os ditos versos, porque são muitos, o importante é citar a linha de raciocínio.
Pois bem, se estamos falando de sacrificio, vamos estudar os corpus de Ifa (Ese Ifa) e entende-los:
Todos os versos de Ifá tem os nomes dos sacerdotes que estão consultando
Todos os versos de Ifá tem aquele(a) que está procurando o oraculo
Todos versos de Ifá existem o motivo do por que a pessoa ou “elementos” o procura
Todos os versos de Ifá dizem o que deve ser feito
Todos os versos de Ifá dizem se a pessoa escutou
Todos os versos de Ifá dizem se ela ofereceu ou não
Todos versos de Ifá dizem o que aconteceu depois de ser oferecido ou não
Quase todos os versos dizem qual a medicina que deve-se usar para melhorar uma situação
Essa sequência para interpretar precisa de vivência e pratica com um babalawo com muita habilidade, não é muito simples interpretar os versos de Ifá, por isso, demora-se muito tempo para praticar e entender cada um dos versos. Esse é um dos motivos, que fundei a Escola de Ifa, é aonde ensinamos na prática e teoria.
Como podemos ver o sacrificio começa quando uma pessoa procura o oráculo. A sequencia ditada acima, ela explica qual é a passagem de um real sacrificio, seja a resposta positiva de um oraculo ou negativa.
O preço de um ebo
Desde que esse universo é universo, e que foi criado por Olodumare, que na verdade, se fomos mais além, o UNIVERSO não foi exatamente criado por ELE, cabendo eu aqui não divulgar o que é aprendido pelos mestres de Ifá, só podendo mesmo me aprofundar e privar aos alunos da Escola de Ifá, recitando-os um Iyere Ifá, que fala exatamente da criação do Universo. Eu seria muito ingenuo, em soltar algo tão profundo, reconhecendo que existem muitas pessoas que não possam entender a metodologia e cosmogonia yoruba.
Mesmo quando fosse criado o Universo, em um orun (céu) paralelo, já existiam entre os Irunmole a consulta a Ifá e o preço do sacrificio citado por eles. Ver-se-á possibilidade de nunca existir nada de graça, free, nada sem carência, porque o próprio Olodumare e Orunmila criou essa possibilidade para todos Orisa e nós humanos, desde então, eu pergunto ao leitor: Existe algo de graça nessa terra?
Desde que me conhece como “gente”, não vi existir isso. Tudo é pago, mesmo a troca é paga. O sacrificio para se sobreviver não é tirar proveito de ontem, tirar a sua roupa para dar a outrem, dar comida sem pedir nada em troca já é um sacrificio. Pessoas que não são privadas a doar, pagar pelo trabalho e esforço, elas vão se alimentar sempre da sua ignorância. O ignorante tem suas manias, de jejuar para satisfazer seus desejos, mas quando ele o faz e não vê beneficios, ele perde a linha da vida. O ignorante ele faz promessas, mas quando ele não cumpre ele é castigado. O ignorante ele espera algo a acontecer para depois pagar algo (em dinheiro ou promessa), realmente esses que pensam assim, não esta aptos a se sacrificarem nem por mim, nem por você, nem por ele mesmo. Em várias religiões, isso aqui no final explicado, já mostra como existem pessoas ignorantes e maldosas também. Para mudar isso tudo, falando a respeito de Orisa, foi incubido a Esu ver tudo e executar tudo.
O policial celestial sabe quanto custa cada sacrifico de cada ser humano. Quando Orunmila passava por uma consulta de Ifá no céu, Esu (Elegbara) já se encarregava de dizer qual o preço de um sacrificio, ele sempre esteva “por traz” para saber se o sacerdote (isa) e consulente estavam realmente sendo verdadeiros e honestos quanto sua vida, carater e comportamento. Todo o preço de um sacrificio se equivale ao quanto a pessoa pode doar, se esforçar e entender o limite dela. Quanto mais Ifa entender que ele possa fazer-se de sacrificicar mais, menos problemas ela terá. A pessoa que vem do céu a terra, ela faz seus pedidos, quando ela chega na terra ela esquece, aqui vem o preço do seu sacrificio, para ela poder melhora sua vida. O preço do seu sacrificio não é o mesmo sempre, quando você procura um oraculo de Ifá, ele muda de acordo com seu comportamento. Não é só o preço de ebo que vai mudar sua personalidade, e não é o ebo que vai lhe ajudar mesmo você executando de forma correta, mas sim, a pergunta que fica: Será que a pessoa esta apta a pagar o preço?
O dinheiro sempre existiu e vai existir, e deixo claro que o dinheiro pago ao sacerdote, na verdade você paga Elegbara. Honesto ou não, pagando caro ou não, Elegbara estara de olho nesse sacerdote e Ifá o faz também, igualmente digo para o consulente.
Existem pessoas que acham que investir em um ebo de valor baixo, não vai ser recebido as bençãos, mas se pagar um valor alto é porque o sacerdote vai dar as bençãos. Escuto dizer: “Nossa seu ebo ficou barato/Nossa seu ebo ficou caro”. O ebo (sacrificio) não é meu, ele é seu. “Se paga mais barato, o babalawo é ruim, se pagar mais caro o babalawo é bom” – O ignorante é quem pensa assim, porque esta não quer saber da eficacia do ebo, do conhecimento do babalawo, ele quer saber é do status puramente.
Videos que falam do Tema:
https://www.youtube.com/watch?v=IllAmrPrC0U – Quanto custa um Ebo?
https://www.youtube.com/watch?v=RQK701J0al4 – Obatala e o milagre
https://www.youtube.com/watch?v=8KPObr0LGgE – Sacrificio e caridade
Ifadayo Orisatalabi Akinkanju Adetooyangan Elebuibon
www.babalawo.com.br
www.ifabrasil.com.br
www.babalawo.com.br/ifaeshop
www.radioifabrasil.com.br
I Festival de Ifa São José dos Campos
Pague com PagSeguro – é rápido, grátis e seguro!