Egbe e o matrimonio na cultura yoruba
Este tema é complexo e profundo, porque na cabeça de uma pessoa ocidental, na maioria das vezes, pode ser visto como uma afronta. É de se reconhecer que o céu não se tem um limite, e muitas pessoas não sabem como discutir tais assuntos, por não deixar suas cabeças livres para pensar. Dentro da cultura yorubá, esse tema não é discutido, porque é cultural. Os Orisa, no tempo deles, souberam viver entre eles, e nem sempre existia harmonia como é de se entender. De novo, e sempre gosto de ressaltar, não somos os Orisa, mas gosto de focar no tema destino. Cada um tem o seu, cada um tem seu iwa rere e iwa pele, e não podemos julgar como cada um pensa, porque seja o que a pessoa pense, ou ela melhora a forma dela pensar e acaba aceitando as regras de uma cultura, ou, ela vai bater de frente.
Ifa não é religião somente, é uma cultura à se viver, é o seu dia-a-dia. Não é porque você é brasileiro, que você vai deixar de cultuar Ifá. Se você vai contra seu destino, não aceita o que sua Ori determinou do céu para terra, você sim acabará sofrendo pelos seus próprios atos. Ifá ele por si só, vai lhe aconselhar para ter um melhor caminho. “Ifá diz” porque é para ser dito, ele viu a sua história e sabe o que é melhor para você, e se você é iniciado e praticante, ele vai dizer como você pode ser feliz. Ifá não pede a pessoa roubar, ter uma vida miserável, não ensina atacar ninguém, não ensina ser uma pessoa de mau caráter, pelo contrário, ele vai procurar lhe ajudar a ser melhor cada dia.
Quando falamos de matrimonio, falamos de uma união de casal, e quando falamos de um casal na cultura yoruba, podemos deixar essa história acontecer na sua pluralidade. Existe uma história que você passa no Òrun, que é um espelho que acontece na terra, chamamos de Enikeji. Pessoas hoje em dia estão frustradas por não ter um bom relacionamento, pessoas vivem 10 ou 30 anos juntas e não estão felizes, ficam juntas por vários aspectos na vida, seja por amizade, por não querer ficar longe dos filhos, por vergonha de separar por causa da sua profissão, etc. Hoje, a busca da felicidade é uma constante, e vejo quando mais buscam a felicidade, mais as pessoas são infelizes, e isso é um convicção que tenho hoje, porque acredito que as pessoas não precisam buscar a tal felicidade, ela precisa vir até você, mas para a felicidade vir até você, as pessoas de Orisa e Ifa, precisam escutar Ifa e não escutar seus egos. O que faz a pessoa infeliz ao meu ver, é a mulher não aceitar que é uma Apetebi (esposa de Orunmila) e assim, ela acaba não querendo casar com um Babalawo por não aceitar a cultura do homem, não aceitar a vida daquele homem, ou por ter medo de acreditar nas palavras de Ifá. Quando “Ifa diz” que esta mulher é Apetebi, ela não precisa casar com o primeiro Babalawo que ve a sua frente, ela precisa perguntar a Ifá quem seria o marido ideal dela. Ifá sabe quem ela escolheu no céu, Ifá sabe as opções e pactos que ela fez no céu para terra. Muitas mulheres são Apetebi, mas não sabem, e a característica dela pode ser explicada de várias formas como, ela não ter sorte de ter um relacionamento estável desde jovem (hoje em dia, os jovens começam a namorar com 16 anos em média, e muitos irão dizer ou rir que é até antes). Algumas até já moraram com um homem, mas ficou pouco tempo, outras começaram o matrimonio, mas se separaram, mas não encontraram um homem iniciado em Ifá. Já conheci mulheres que são Apetebi, não fizeram o que foi aconselhado acima, e não aceitaram casar com Babalawo e ainda hoje não estão felizes com os homens que encontram.
É aonde a não aceitação, da parte das mulheres, ou, elas não ter conhecimento sobre seu próprio destino, que para elas acaba sempre faltando algo. O mesmo caso são para os homens, que em vários aspectos, são destinados a casar com as apetebi, e fazem o contrário, ficar com mulheres por sua beleza ou interesses pessoais, acaba que estes homens, trazem infortúnios grandes à suas vidas.
Como dito anteriormente, nós temos um espelho no céu, deste espelho criamos uma família, amigos, pretendentes, casa(s), carro(s), roupas e etc. Um dos meus ensinamentos na Escola de Ifá, é explicar que nós obtemos a vida longa (ire aiku), depois de possuir a vida longa, possuímos ire aje (riqueza), que é um bom trabalho e procurar estabilidade, depois um homem recebe ire aya (boa esposa) e depois da boa esposa ire omo (bom filho). Porém, se observar bem, tem pessoas que tem vida longa, já parte para ire aya, e acaba tendo muito ire omo, e passou despercebido ire aje. É claro que existem odu ifa, que explicam que quanto mais filhos a pessoa ter, mais próspero ela será, porém, é preciso saber quando e quanto você pode oferecer para pular estas etapas, só Ifa saberia auxiliar.
O duplo ninguém lembra o que escolheu, seu Egbe Orun (comunidade celestial) é quem é capaz de fazer lembrar, quando você procura um oraculo de Ifa ou Orisa. Todos nós temos uma comunidade celestial, e dentro dessa comunidade, podemos encontrar com outras no céu, mas existem os Egbe aye (comunidade da terra), é aonde faz lembrar o que vivemos e o que escolhemos, mas, existem Egbe raivosos, dentro da nossa comunidade ou da comunidade de uma amigo(a) ou esposa(o), que vai te espantar, vai querer forçar você a mudar seu destino, vai aterrorizar seu caráter e fazer você ficar com dúvidas, a sua realidade. Quando nós não sabemos nossa comunidade celestial, fica difícil de observar quem esta a nossa volta, quem são nossos verdadeiros amigos, não é possível acreditar e confiar quem esta a nossa volta, e esse ciclo se torna vicioso. Acaba que este Egbe aye, se personifica na cabeça da sua pretendente (seu pretendente), de seu amigo e até familiar, fazendo você tomar medidas erradas de como agir na terra. Homens e mulheres fazem seus pactos com pretendentes, mas existem um(a) que se não veio a terra, ele(a), digo o Egbe orun, vai fazer você sofrer duras consequencias de não ser feliz no amor.
Depois, daremos uma continuidade maior neste capitulo, porque o mesmo foi para explicar sua complexidade.
Bons estudos!
Babalawo Ifadayo Akinkanju Orisatalabi Adetooyangan Ifatimilehin