Aboru aboye o!
Venho por este artigo mostrar uma escola tradicional de Ode Remo, aonde o autor é o falecido Babalawo Afolabi Epega, que junto com Phillip Neimark realizar este grande livro e considero sagrado, o mesmo nome já diz “Sagrado Oráculo de Ifá”. Este foi um presente de um irmão de ~Ifa “Awo Ifakolade” que me enviou em 2006, eu aqui presto a minha homenagem.
Hoje é o dia Nacional do Amigo, reverencio os amigos com as frases de William Shakespeare
“Um dia você aprende que… falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva um certo tempo para construir confiança e apenas alguns segundos para destruí-la; e que você, em um instante, pode fazer coisas das quais se arrependerá para o resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e que, de fato, os bons e verdadeiros amigos foram a nossa própria família que nos permitiu conhecer. Aprende que não temos que mudar de amigos: se compreendermos que os amigos mudam (assim como você), perceberá que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou até coisa alguma, tendo, assim mesmo, bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito cedo, ou muito depressa. Por isso, sempre devemos deixar as pessoas que verdadeiramente amamos com palavras brandas, amorosas, pois cada instante que passa carrega a possibilidade de ser a última vez que as veremos; aprende que as circunstâncias e os ambientes possuem influência sobre nós, mas somente nós somos responsáveis por nós mesmos; começa a compreender que não se deve comparar-se com os outros, mas com o melhor que se pode ser…”
E agora falando um dos melhores amigos dos iniciados em Ifa, o próprio Orunmila, que vou dar continuidade passando vídeos no meu canal do Youtube https://www.youtube.com/watch?v=x8ie7PTO-gg.
Esse é um dos temas que pratico e ensino na Escola de Ifa, onde o Modulo I falo de Orunmila e explico que praticar e compreende-lo, precisa realmente de um esforço e tempo. Na verdade, todos os Orisa, cada um em si tem suas particularidades e forças, e sempre é preciso abrir a mente e realmente pesquisar. Nem sempre é fácil trazer todo o conhecimento que Orunmila deixou, porque em cada parte da Nigéria, existem Babalawo que sabem um pouco mais entre uns e outros. No momento que você faz a pergunta correta à um Babalawo, ele vai lhe dizer se sabe ou não, ele vai dizer se a história existe ou não, porque ou se tem o conhecimento, ou, ele vai procurar e avaliar se a afirmação é correta.
O que acontece hoje nas redes sociais, já acontecia quando eu me adentrei na cultura em 2000, e não se tinha acessos grandes a informação como hoje, e trabalhei a estudar oralmente ao invés das escrituras. De fato, não só eu como brasileiro não vou conseguir atingir meu ápice dentro da cultura yoruba, como os próprios Babalawo sinceros da Nigéria não irão pensar diferente. Quando se diz ” não há algum lugar onde Orunmila deixou de pisar” isso quer dizer que Orunmila andou e muito aqui na terra, viveu e vivenciou muito, ele não ficou somente em Ile Ifé (Estado de Osun), por isso, não se pode dizer realmente alguma verdade absoluta, mas sim, posso encaixar as peças. Os Babalawo e seus devotos acreditam nos versos de Ifá, não acreditam em mitos contados. Os devotos seguindo um raciocínio lógico, verá que os Orisa desceram em Ile Ifé e não no Egito, como alguns pensadores defendem. Existem as lógicas como disse, que vou tratar melhor nos vídeos, porque há muito o que se dizer e estudar.
Eu como praticante da cultura tradicional, vou procurar a trazer você muitos leitores aqui, uma visão ampla dos diferentes territórios dos sacerdotes de Ifá, fazer ao máximo trazer as escrituras dos SACERDOTES, deixando de lado os PESQUISADORES, que alias, os respeito muito, que nos ajudam a divulgar a cultura tradicional.
Este verso de Ogbe Alara (odu Ifa menor), trata-se de uma história aonde Orunmila testemunhava já todos os personagens do céu antes de virem para terra, esse de fato não é o odu ifa que explica a criação da terra, mas a estrutura da vida de Orunmila quanto a nós humanos e aos próprios Orisa. Esse verso do Odu Ogbe Alara, Ifá disse para Orunmila o que realmente ele deveria fazer e encaminhar, esta foi sua preparação. Se Orunmila começasse a em desgraça, deveria consultar e fazer a oferenda, se por ventura, Orunmila quisesse ter filhos porque ele tinha falta de filhos, ele deveria consultar e realizar a oferenda, se por ventura Orunmila quisesse vencer seus inimigos, ele deveria consultar e fazer a oferenda, mas nota-se no final do verso, a palavra Iwà (comportamento) quase sempre aparece em seus versos, então, ifa diz em Ogbe Alara
Para Oluku oko,
Odede Oluku Àdá
L’o dífá f’Orúnmìlà
nigbi oun mi bowa si òde Ayé.
Won ni koniite titi.
Ewúre,
eku
àti eja li ebo.
Orúnmìlà gbo ebo ó rú.
Nítorínaa lati igbati a ti da Ayé,
Orúnmìlà ko te titi o fidi ònì olónì yi.
Orúnmìlà li o da Ile, Òun li o ko tee.
Òun li o ko àwon awo ni Eko Ifá
tio si fi àwon Odù si ayé won.
Sibesibe oun kiiko
eti didi si ebo tiaba yan fún un,
nítorí ti oun ti fihan gbogbo eda àlaayé pe:
A kiigbaisebo ki ara kioro’ni.
Nibi púpo nínú Eko Ifá li a sí nri apeere rere
re pe:
Omo ènìyàn ko le gbaisebo ki ara ki o roo.
Àti pe: Ebo kekeke ni nigba alàikú la.
Eniti o ba si nwa ire liomaa ns’ebo.
Eniti o ba si feran ìwà ooresise paapaa fún
àwon alaini oun paapaa ko niiye ni idunnu.
Tradução
Para, o amigo de Oko (enxada) e
Odede, o amigo de Àdá (facão),
consultaram Ifá para Orúnmìlà
quando ele estava vindo para o mundo.
Lhe foi dito que ele nunca estaria em desgraça.
Deveriam ser oferecidos uma cabra,
um rato
e um peixe.
Orúnmìlà ouviu a oferenda e executou-a.
Desde a criação do mundo, Orúnmìlà nunca esteve em desgraça até hoje.
Orúnmìlà criou a terra.
Ele foi o primeiro que andou nela.
Ele treinou os adivinhos de Ifá
e situou os odù nas suas respectivas posições.
Apesar de todas essas coisas,
ele nunca deixaria de ouvir as oferendas prescritas para ele
porque ele manifestou a todos os seres humanos que
“não pode haver nenhuma paz sem oferenda.”
Foi expresso claramente em muitas lições de Ifá que
“os seres humanos não podem viver pacificamente sem oferecer oferendas.”
Além disso, pequenas oferendas previnem morte prematura.
Qualquer um que deseja ter boa sorte sempre oferecerá oferendas.
Qualquer um que cultiva o hábito de fazer o bem,
especialmente para o pobre, sempre terá felicidade.