Entendemos aqui um ponto importante, que é Orí quem determina seu estado de perfeição, então, é Orí quem chega a procurar o oráculo, pois, o oráculo é uma ferramenta para todos nós. Todos aqueles que não consultaram Ifá no céu, é porque, não irão consultar na terra, esse é o caso por exemplo, de Oriseku, que não se vê ele realizando ębǫ na terra.
Muitos personagens, que procuraram um babalawo no céu para consultar Ifá e não realizaram a oferenda, é porque poderia entrar em desgraça rapidamente na terra, se caso ocorresse, não seria fácil de resolver muitos problemas rapidamente, nosso capítulo anterior é bem explicito quanto Jakuta, filho de Sango, ou, quando lembrar que Ǫlǫdumàrę chegou a realizar ębǫ para ter vida longa. (Capitulo da Escola de Ifa)
Um verso de Ate gbe (Irete na direita, Ogbe na esquerda) relata a importância de um ebo, de como ele deve ser orientado, como as mensagens de Ifa se tornam realidade. O mais importante, é saber que vários povos de várias etnias já conheciam Ifá do céu à terra, esse a seguir é um exemplo do Patrimônio Imaterial Oral
Ágba pirá pirá
Babalawo alapètè
Lo difa fun alapètè
Nijó ti t`òrun bó wa`lé àyé
Wón ni o rúbǫ
Ko`lé bàá ri nri kan mú dé nibé
O kó béé ni òhun o rubǫ
Ágba pinrin pinrin
Babalawo Onílaba
Lo difa fun Onílaba
Nijó ti t`òrun bó wa`lé àyé
Wón ni o rúbǫ
Ko`lé bàá ri nri kan mú dé nibé
O kó béé ni òhun o rubǫ
Àgbà ni yò şóşó ni yò şóşó
Babalawo Alápó Agbira
Lo difa fun Alápó Agbira
Nijó ti t`òrun bó wa`lé àyé
Wón ni o rúbǫ
Ko`lé bàá ri nri kan mú dé nibé
Ó şi gbebǫ nbè ó rubǫ
Wǫn wò talapètè wǫn ori nkankan
Wǫn wò Onilaba wǫn ori nkankan
Baba Alapo Agbira lo midùn yo ntié ló yò lólóóló
Oun nikan ni nbé lèyin tò rubǫ
Bábá alápètè ó láá pè ǫmǫlé
Bábá onilaba láá pè igbagbó
Bábá alápo agbira láápe Ifá
Ta ni nbé lèyin to le dòdòodo?
Baba alápo agbira
O rúbǫ nigboyin ó rubǫ
Baba alápo agbira
Agba pira pira
O babalawo de Alapete
Consultou Ifá para alapete
No dia que estava vindo do céu à terra
Lhe disseram que oferecessem sacríficio
Para que assim tivesse algo consigo na terra
Porém seguiu adiante e não ofereceu
Agba pinrin pinrin
Babalawo de Onilaba
Consultou Ifa para Onilaba
No dia que estava vindo do céu à terra
Lhe disseram que oferecessem sacríficio
Para que assim tivesse algo consigo na terra
Porém seguiu adiante e não ofereceu
Àgbà ni yò şóşó ni yò şóşó
O babalawo de Alapo Agbira
Consultou ifa para Alapo Agbira
No dia que estava vindo do céu à terra
Lhe disseram que oferecessem sacríficio
Para que assim tivesse algo consigo na terra
Ele ouviu e ofereceu
Eu olho o que contém na bolsa de Alapete
Eu olho o que contém na bolsa de Onilaba
Dentro da bolsa de Alapo Agbira saiu muitos itens atrativos
O pai foi o único que ofereceu o sacrificio
Alapete é o nome que damos aos muçulmanos
Onilaba é o nome que damos aos cristãos
Alapo Agbira é o nome que conhecemos Ifá (Orunmila)
O que saia do fundo com muita atração?
Alapo Agbira
Realizou o sacrificio dali em diante
Alapo Agbira
Este verso acima expõe além da importância do ebo, nosso comprometimento quando vamos consultar um oraculo de Ifá. Alapo Agbira veio a ter mais conhecimento, conheceu vários povos antes de vir do céu a terra. Ele reconheceu quem iria procura-lo e os outros povos (etnias) achariam melhores soluções quando o procurasse. Se todos nós estudamos profundamente todas as outras religiões, veremos que são poucas religiões que oferecem sacrificio, ou, oferecem muito menos, para termos mais opções, salvo a salvação divina.
Babalawo Ifadayo Orisatalabi Akinkanju Adetooyangan Elebuibon