Ifa eleri ipin, ibikeji Olodumare…
Ifa em seu completo sentido, fala muito sobre comportamento do ser humano. Os seus signos (odu ifa) têm suas particularidades, e por isso precisa de um completo estudo para entender suas mensagens.
Lembramos de nossa infância, a família que escolhemos ter e seguir um futuro espiritual e material. A familia para os brasileiros, tem uma tradução diferente da familia yoruba. Os sacerdotes de Ifá enquanto seguem as predições de Ifa, a familia brasileira no total sempre vai pedir “A Deus que nos ajude”. Reconheço que, nossos entes queridos não estão errados em dizer que somente Deus (Olodumare) a de ajudar, mas para os yoruba ele não é tão somente o “senhor intocável” ou “o maior de todos”, ele é quem julga o comportamento do ser humano.
Ifa é a palavra que saiu da boca de Deus, entendemos que ele traz a mensagem, portanto, para chegar até Deus temos que chegar primeiro em Ifá, para assim, ele levar as nossas mensagens.
Esse meu ponto de vista, pode não ser levado em consideração, mas assim que julgo o que é certo, pelos anos de caminhada espiritual. Quando chegam pessoas que tem muita fé na religião, mas não recolhe de saber o que é certo ou errado, eu já faço essas pessoas pensarem o que é justo ou injusto. A visão “familia” tem vários sentidos, mas vou citar duas: familia espiritual e a carnal. Existem pessoas que gostam de juntar os dois tipos de familia, e fazer que todo espiritual possa estar em conjunto com familia. Não é a toa que Olodumare criou Obatala e Obatala criou Ori, somos individuais, por isso, sentido de familia espiritual e familia carnal são diferentes. Dois destinos que andam em conjunto mas não trabalham juntos. Se eu quero ajudar a minha minha filha espiritualmente, eu posso não ajuda-la no dia-a-dia, este é um erro que todos podem cometer.
Algumas pessoas irão entender o que estou falando, o sentido familia pode enriquecer qualquer pessoa, mas deve-se tomar cuidado quando se juntar a familia espiritual com a familia carnal. Os Pais devem cuidar de seus filhos carnais, e os sacerdotes devem cuidar dos seus seguidores espirituais. Quando um Pai ou uma Mãe cuida de seu filho carnal que procura a espiritualidade, eles têm seus trabalhos dobrados.
Os conceitos de Familia espiritual no Brasil, advém da caridade, da humildade e simplicidade e continuidade. Existem muitas pessoas que não estão ligadas a espiritualidade e sim a materialidade, e assim sendo, tem uma vida retrógrada. Quando é que Ifá pode ajudar a estabelecer a Ordem, quando o ser humano foge de seguir a ordem natural de todas suas funções na terra?
Cada ser humano têm que seguir suas funções, Ifa diz para o mais velho respeitar o mais jovem e o jovem respeitar o mais velho, não importa a religião ou cultura.
O conceito de espiritualidade no Brasil está confuso, porque muitas pessoas ficam inquietas e sempre estão na discórdia. As pessoas se chateiam facilmente, muitos procuram o silêncio como refúgio, muitos fogem de suas responsabilidades espirituais, e quando “a coisa aperta”, o sacerdote normalmente leva a culpa e não elas mesmas. As pessoas avaliam suas vidas por outras pessoas…
Será que as pessoas não conseguem enxergar os erros?
Se todos se espelhassem nos Orisa, veriam que até o grande profeta Orunmila passou por muitos problemas aqui na terra, e nem por isso, ele deixou de procurar a perfeição. Ele tinha muitas esposas e muitos filhos, mas não deixava de cuidar de suas familias.
Como podem ver, nessa vida temos familias perfeitas e imperfeitas, as mesmas podem errar, porém, as familias espirituais “quando existe na concepção de algumas pessoas”, elas sempre procurarão a perfeição.
O que devemos fazer quanto as familias espirituais? Respeitar os ancestrais, respeitar o próximo, criar características de comportamento que faz uma sociedade ficar pacífica, não mentir para seu sacerdote (isa), não burlar as palavras de Ifa e sempre obedece-las, não procurar tirar vantagem de outrem, se tiver algum problema deve sempre procurar o seu Babalawo em silêncio, entre outras funções, mas estas são principais.
Ifa ni alaba – Ifa é o proponente, Orunmila e o chefe.
Ifadayo Orisatalabi Adetooyangan Elebuibon